ECO-TXOVA BASISA

A Fundação Sérgio Gago desenvolve uma abordagem integrada e inovadora de gestão de resíduos sólidos nos bairros periféricos da cidade de Maputo sem sistemas adequados para remoção de lixo. O projecto denominado BASISA ECO-TXOVA, é um projecto integrado e se enquadra dentro da estratégia global de gestão de resíduos sólidos urbanos e nos princípios dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

O projeto está estruturado em 3 componentes:

Componente 1. Recolha, remoção e gestão selectiva de resíduos sólidos urbanos; que visa melhorar o sistema de conversão de lixo no domicílio, melhorar o sistema de transporte dos resíduos sólidos urbanos utilizando meios apropriado que facilita a separação e tratamento dos resíduos que é o BASISA-TXOVA, que foi desenhado para o efeito .

Componente 2. Empoderamento económico dos catadores de lixo em particular das mulheres através do desenvolvimento de iniciativas geradoras de rendimento utilizando materiais reciclados.

Componente 3. Desenvolvimento de projectos tecnológicos, inovadores e sustentáveis, para aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos.