GARRAFAS ECOLÓGICAS

Garrafas Ecológicas foi o projecto pioneiro a ser implementado pela Fundação Gago, em Novembro de 2015, com o objectivo de sensibilizar os munícipes sobre a necessidade de conservar o Meio Ambiente através da separação dos resíduos sólidos. O projecto consiste na criação de infraestruturas para deposição dos resíduos sólidos denominadas Garrafas Ecológicas. Estas infraestruturas foram concebidas para a recolha selectiva dos resíduos sólidos. Possuem um design original e realçam uma beleza actractiva.

Com esta iniciativa, pretende-se introduzir a política dos 3rs (reduzir, reutilizar e reciclar), contribuindo para a cidadania, educação cívica e redução da ploriferação dos resíduos no chão das ruas e passeios. De referir que as garrafas foram concebidas para recepção de resíduos de plástico (vermelho), metal (amarelo), vidro (verde) e papel (azul).

Nesse processo, firmamos parcerias com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a COMSOL (Cooperativa de Maputo para Soluções Ambientais), onde a COMSOL é entidade responsável pela recolha e  gestão de resíduos sólidos depositados nas garrafas

Actualmente existem distribuídas pela Cidade de Maputo, 19 Garrafas Ecológicas, situadas ao longo da Baía de Maputo, nas Avenidas 10 de Novembro (10 Garrafas Ecológicas) e da Marginal (09 Garrafas Ecológicas).